Engenheiro Civil e de Seguraça no Trabalho formado pela Unicamp, turma de 1972, casado com a profa. Maria Emilia, 2 filhos, Rodrigo e Eduardo ambos formados em engenharia civil. Nascido em Monte Mor-SP, reside em Indaiatuba desde 1963.
Ha 38 anos trabalha como profissional liberal, inicialmente como calculista de estrutura de concreto armado e até hoje como projetista e construtor de obras industriais, comerciais e residenciais. No perÃodo 89/90 foi membro dos conselhos de administração do Metrô de São Paulo e da Dersa. Foi engenheiro da Secretaria de Obras da Prefeitura de Sorocaba 93/94 e professor do Colégio Técnico Industrial daquela cidade.
Teve sempre atuação polÃtica, desde estudante como diretor do seu grêmio estudantil, depois na universidade e, mais tarde e já formado na área tecnológica, como militante polÃtico dentro do MDB, depois PMDB. Foi prefeito de Indaiatuba por 06 anos, de 83 a 88, deputado estadual por dois mandatos no perÃodo de 91 a 99, tendo nos últimos dois anos exercido a liderança do PMDB na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde participou de várias comissões permanentes e CPIs.
É cidadão honorário dos municÃpios de Capivari, Artur Nogueira e Charqueada, honraria outorgadas pelas respectivas câmaras municipais.
Foi presidente da CPI contra a jogatina televisiva, de sua propositura, e por ação que moveu na Justiça Federal conseguiu acabar com o jogo do tipo 0900 na televisão e até hoje aciona na Justiça a Liderança Capitalização contra a Telesena, pois conseguiu provar em juÃzo que se trata de jogo e não de aplicação financeira e que lesa os seus aplicadores, assim como aconteceu com o PAPA-TUDO, que deu prejuÃzo para milhares de pessoas e também foi alvo da mesma CPI.
Como deputado estadual representou a região de Indaiatuba na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, trazendo uma série de investimentos do governo estadual e de outras fontes, destacando-se para Indaiatuba: implantação da Delegacia da Mulher, do SENAI, da montadora Toyota, de núcleos habitacionais de casas e apartamentos através da CDHU, da FATEC – Faculdade de Tecnologia do Estado e da 1ª Estação de Tratamento de Esgotos do MunicÃpio. A outorga para o municÃpio de Indaiatuba para retirada de água do Rio Piraà (representa cerca de 50% do consumo de água da Cidade) foi fruto de sua atuação polÃtica junto ao Governo do Estado.
Como prefeito de Indaiatuba teve a oportunidade de realizar uma administração tida e reconhecida como de grande avanço para o municÃpio, haja vista que deixou a prefeitura com um Ãndice de aprovação de mais de 80%. Dentre as mais de 200 realizações ou obras do seu perÃodo de governo podem ser citadas como destaque:
Cultura: desapropriação e restauração do “Casarão Pau Preto” e criação da “Fundação Pró-Memória”;
Educação: Implantação da “Central de Alimentos”, criação da “FIEC – Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura” e ampliação de rede de ensino fundamental e de pré-primário a todos os bairros da cidade;
Esportes: criou inúmeros espaços para o desenvolvimento dos esportes e fez com que Indaiatuba fosse sede os Jogos Regionais de 1.984;
Segurança Pública: implantou o Corpo de Bombeiros em conjunto com o Governo do Estado e fundou a GM – Guarda Municipal de Indaiatuba.
Ação Social: criou o 1º “Programa de Lotes Urbanizados” da nossa região, iniciativa pioneira que se tornou exemplo para todo o PaÃs, construiu centenas de casas populares e conseguiu junto ao Governo Federal a instalação da Agência da Previdência Social na cidade. Criou as primeiras creches públicas do MunicÃpio, tendo feito parcerias com o Lions Clube (Creche Pingo de Gente), Igreja Presbiteriana Unida (Creche Amiguinhos de Jesus) e com a Assembleia de Deus.
Infraestrutura: pavimentou mais de 1 milhão de m2 de estradas e ruas e executou as nossas atuais principais vicinais, que ligam Indaiatuba a Elias Fausto, Monte Mor, Itupeva e Campinas e liderou ação polÃtica na região para a duplicação da ligação Campinas-Sorocaba, autorizada pelo governador Orestes Quércia. A duplicação da SP-75 é até hoje a maior obra pública de todos os tempos em Indaiatuba.
Meio Ambiente e Saneamento Básico: liderou movimento na região para a criação do CERJU – Comitê Executivo de Recuperação do Rio JundiaÃ, dobrou a capacidade do nosso sistema de fornecimento de água tratada e elaborou plano para o nosso sistema de saneamento básico até o ano 2.000, abriu a Estrada da Ecologia que liga Indaiatuba a Itupeva, margeando o Rio JundiaÃ, e construiu 22 novas praças públicas;
Saúde: projetou e iniciou a construção de um novo hospital público para Indaiatuba, o “Renato Riggio Jr.”, conhecido como Hospital Dia.
Geração de empregos: criou e implantou o Distrito Industrial Domingos Giomi, o primeiro da cidade e formalizou convênio com o SESI para a construção do Centro de Atividades Antonio ErmÃrio de Moraes, com investimentos de 8,5 milhões de dólares.
Entre suas atuações nas áreas comunitárias e sociais destacam-se: diretor e fundador da Apae-Indaiatuba, presidente do Conselho Deliberativo do E.C. Primavera, construtor do Iami – Instituto de Amparo ao Menor de Indaiatuba, fundador e 1º. presidente da AEAI – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Indaiatuba, fundador e diretor da APESP – Associação de Prefeitos do Estado de São Paulo e diretor da APM – Associação Paulista dos MunicÃpios.
Durante o perÃodo 2008/2010 foi Assessor Especial do Governador do Estado José Serra e Secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Social. Neste perÃodo firmou convênios com mais de 1.000 entidades beneficentes e assistências de todo o Estado para implementar o avanço social em São Paulo.
|